Foco no Resultado


No conceito do Instituto Planos, Resultado é a transformação de um cenário atual, num cenário futuro desejado, melhor do que o atual. E o caminho para chegar neste futuro sonhado é pensar nele hoje, transformando-o em visão empresarial e traçando, por meio do planejamento estratégico e executivo, como chegar lá.

O processo do Foco no Resultado começa com o alinhamento cultural, onde os princípios, conceitos e critérios universais da Tecnologia Empresarial Humanista, que vão embasar todas as ferramentas e metodologias do Planejamento, são ajustados e adaptados a cada cliente. Neste momento, são estabelecidos os laços de parceria com confiança entre as lideranças da empresa e a equipe do Instituto Planos.

Na sequencia, as rodadas para a elaboração do Plano Estratégico acontecem dentro de um processo participativo, assegurando que todos se apropriem da missão, da visão e dos valores da empresa e contribuam para a análise de cenário. Destes encontros nascem as prioridades que, uma vez delgadas à equipe, irão dar foco ao negócio de cada um.

O coração do Foco no Resultado, no entanto, é o Planejamento Executivo. E é nele que reside o diferencial do trabalho do Instituto Planos. Num processo de educação pelo trabalho, com assistência individualizada, as pessoas são estimuladas a sair da zona de conforto e aproveitar seu potencial máximo para a definição de resultados com metas desafiadoras, porém exequíveis. Essa assistência permanece ao longo de todo o ciclo, estimulando o diálogo entre líderes e liderados, para o acompanhamento regular desse planejamento e avaliação dos responsáveis, com feedback e correção de rumos. Com treinamentos coletivos e encontros individuais, o planejamento ganha vida e amplia significativamente as chances de se alcançar e superar os objetivos propostos.

Diferente de muitas metodologias que se limitam a definir apenas as metas, o Foco no Resultado atua de forma sistêmica, promovendo a solução de problemas entre áreas e definindo o fluxo e refluxo de informações para assegurar o funcionamento do sistema comunicação.

Serviços complementares como o Finanças Certas (estruturação da área financeira) e Partilhar e Participar (programa de participação nos lucros e resultados por meritocracia) podem ser desenvolvidos, preparando ainda mais a sua empresa para o sucesso.